A Umbanda é uma religião brasileira e que usa dos recursos naturais para seu trabalho. Porém Tudo tem seu significado, nenhuma entidade fuma pra sustentar seu vício, ou para prejudicar seu médium ou alguém. O fumo é um símbolo de poder, uma ferramenta para trabalho.
Tanto o Cigarro quanto a Cerveja são elementos usado como ferramenta para seu trabalho.
O fumo, Tabaco, seja qual for o fumo ou a entidade é considerado uma "Erva de Poder”, uma ferramenta usada há milênios pelos povos indígenas, considerado sagrado com larga utilização em seus trabalhos de cura, pajelanças e xamanismo.
Algo muito parecido acontece com o Álcool que como "Bebida de Poder" atrai forças e poderes das divindades.
Também utilizado para curas. Dentro do conceito Elemental, o fumo é o vegetal que traz o elemento terra e água, quando utilizado no fumo e defumação traz elemento ar e fogo. Resumindo, o fumo é uma defumação direcionada, que traz além do vegetal, os quatro elementos básicos (terra, água, ar e fogo) para trabalhos de magia prática.
O Sopro por si só traz efeitos terapêuticos e espirituais muito valorosos e eficazes nos trabalhos de cura e limpeza, que somado ao poder das ervas é potencializado muitas vezes em resultados largamente vistos durante os trabalhos de Umbanda.
O Álcool é do elemento água, provindo de um vegetal (a cana), que se sustenta na terra, altamente volátil no ar e considerado o "Fogo líquido", de fácil combustão. Tanto o Fumo quanto o Álcool são utilizados para desagregar energia negativa, queimar larvas e miasmas astrais, e no caso do Álcool para desinfetar e limpar no externo e no interno já que pode ser ingerido. Logo, as entidades de Umbanda não têm vício e nem apego a estes elementos, não bebem além de alguns poucos goles e nem tragam a fumaça que é manipulada apenas.
A defumação tem duas funções principais nos rituais de Umbanda. Limpeza e proteção.
Embora pareçam, os guias não fumam; ou seja, eles não tragam a fumaça até o pulmão. O que eles fazem é apenas sugar a fumaça e soltar sobre a pessoa ou à sua volta.
Considero a defumação um portal, que se abre para a limpeza astral e equilíbrio da matéria com o espiritual.
Vemos assim que, como ensinou um Pai Velho, "na fumaça está o segredo dos trabalhos da Umbanda".
Geralmente os Guias não tragam a fumaça, utilizando-a apenas para “defumar” o ambiente e as pessoas através das baforadas, apenas enchem a boca com a fumaça e a expelem sobre o consulente ou para o ar.
A função principal é a de defumar aqueles que chegam até a entidade.
O álcool tem emprego sério na Umbanda. Quando tomado aos goles, em pequenas quantidades, proporciona uma excitação cerebral ao médium, liberando-lhe grande quantidade de substâncias ativadoras cerebrais, acumulada como reserva nos plexos nervosos (entrelaçamento de muitas ramificações de nervos), a qual é aproveitada pelos guias, para poderem trabalhar no plano material.
Deste modo, quando o médium ingere pequena quantidade da bebida, suas idéias e pensamentos, brotam com mais e maior intensidade. É também uma forma em que a entidade se aproveita este momento para ter maior "liberdade de ação".
MENORES DE IDADE (Fumo e bebidas alcoólicas)
Se o médium for menor de idade, não se deve permitir que o guia use o fumo e a bebida quando incorporado. Trata-se de respeitar as leis vigentes e evitar que o nome da Umbanda seja associado a possíveis processos judiciais.
O mais indicado seria inclusive ter uma autorização dos responsáveis pelo menor para que ele possa participar dos trabalhos, especificando inclusive (se possível) os horários de início e término das mesmas.
O FUMO E A BEBIDA SÃO INDISPENSÁVEIS?
Podemos sim não utilizar fumo e bebidas. Estes elementos são ferramentas dos Guias para os trabalhos, que podem não ser utilizadas. Haverá uma diminuição da eficiência e rapidez do trabalho, mas ele será realizado também, mais devagar e de forma mais trabalhosa. Será como utilizar apenas as mãos para um determinado trabalho, possível, mas mais trabalhoso. É uma opção do médium, caso o médium não possa ou não queira fumar e beber, o Guia irá respeitar sua decisão.
Pode neste caso solicitar apenas que sejam feitas oferendas com estes elementos, ou que um copo com sua bebida seja deixados próximos a ele quando estiver trabalhando incorporado.
Obs:
A bebida é o fumo são ferramentas de auxilio para o guia trabalhar, porém temos entidades que podem não usar desses elementos. E trabalhar com outros elementos dependendo de onde essa entidade vem da linha, e da raiz que ela trabalha.
|
1 |